Programa “DT-Tênis 60+”: uma proposta de sistematização para o aprendizado do tênis e prevenção de quedas de idosos

Luciano Juchem, Marcelo de Maio Nascimento

Resumo


OBJETIVO: Apresentar a proposta para sistematização do programa de treinamento “DT-Tênis 60+” específico para o aprendizado dos fundamentos do Tênis e prevenção de queda de idosos.
MÉTODOS: Estudo qualitativo descritivo, que revisou a literatura sobre os temas envelhecimento humano e quedas, a metodologia Play and Stay, sugerida para o ensino do tênis e a metodologia Dual Task, adequada para o planejamento de exercícios à prevenção de quedas de idosos.
RESULTADOS: Foram apresentadas duas ilustrações sobre a base conceitual da proposta “DT-Tênis 60+”, além de um modelo estrutural sobre as fases da aula, contendo organização dos conteúdos, sequência das atividades e tempo de duração. O texto encerra com imagens sobre materiais didáticos a serem utilizado na aula, seguido por exercícios práticos para adaptação do aluno com a raquete e o ensino da técnica forehand.
CONCLUSÃO: O princípio metodológico da proposta de treinamento “DT-Tênis 60+” pode ser adotado por profissionais da área do tênis em suas práticas diárias com a população idosa para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, bem como, à redução do risco de quedas.

ABSTRACT. “DT-Tennis 60+” Program: a proposal for systematizing the learning of tennis and the prevention of falls among the elderly.
OBJECTIVE: To present the proposal for the systematization of the training program “DT-Tennis 60+” specifically for learning the fundamentals of Tennis and preventing falls from older adults.
METHODS: Qualitative descriptive study, which reviewed the literature on the themes of human aging and falls, the Play and Stay methodology, suggested for the teaching of tennis, and the Dual Task methodology, suitable for planning exercises to prevent older adult falls.
RESULTS: Two illustrations were presented on the conceptual basis of the proposal “DT-Tennis 60+”, in addition to a structural model on the phases of the class, containing the organization of the contents, sequence of activities and duration. The text ends with images about teaching materials to be used in class, followed by practical exercises to adapt the student with the racket and the teaching of the forehand technique.
CONCLUSION: The methodological principle of the training proposal “DT-Tennis 60+” can be adopted by tennis professionals in their daily practices with the older adult population for the development of motor and cognitive skills, as well as, the reduction of the risk of falls.

Palavras-chave


Tênis; Envelhecimento; Funções Executivas; Quedas.

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