Lembranças sobre a educação física escolar: uma narrativa de estudantes de educação física

Diego Grasel Barbosa, Raísa Carvalho da Silva, Marcelo Dutra Della Justina, Geraldo Jose Ferrari Junior, Gelcemar Oliveira Farias, Érico Pereira Gomes Felden

Resumo

OBJETIVO: Descrever as narrativas de estudantes de Educação Física de uma universidade pública do sul do Brasil sobre as retrospectivas da Educação Física escolar no ensino fundamental.
METODOS: Participaram do estudo 239 estudantes que responderam a um questionário com questões sócio demográficas e questões referentes às percepções e lembranças sobre as experiências da Educação Física no Ensino Fundamental.
RESULTADOS: A partir das narrativas percebeu-se que os investigados consideraram as experiências na educação física escolar mais positivas que negativas, dando valor à diversificação de conteúdos e à relação positiva com o professor. Por outro lado, os acadêmicos com percepção negativa, se referiram às aulas monótonas, sentimentos de vergonha e exclusão e desvalorização da disciplina.
CONCLUSÃO: Pode-se concluir que a investigação permite ampliar e promover novas discussões sobre o desenvolvimento e formação profissional para a atuação na área da Educação Física escolar.

ABSTRACT. Memories about school physical education: a narrative of physical education students.
OBJECTIVE: To describe the retrospective narratives of Physical Education in the Elementary School of graduate students of Physical Education of a public university in southern Brazil.
METHODS: The study included 239 students of both sexes. The academics answered a questionnaire with socio-demographic questions and questions regarding the perceptions and memories about the experiences of Physical Education in Elementary Education.
RESULTS: From the narratives, it was noticed that the academics who considered the experiences more positive than negative gave value to the diversification of contents and to the positive relation with the teacher. On the other hand, academics with a more negative perception, referred to the monotonous classes, feelings of shame and exclusion and devaluation of the discipline.
CONCLUSION: This study opens the door to new discussions about the importance of the quality of development and professional training for the area of Physical Education in schools.

Palavras-chave

Educação física e treinamento. Capacitação profissional. Percepção. Narrativas pessoais.

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