Reflexões sobre o Beach Tennis no Brasil: um estado de conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p71
Agências de fomento
Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC.

Palavras-chave:

Esportes, Beach Tennis, Raquete.

Resumo

INTRODUÇÃO: O Beach Tennis é uma modalidade esportiva recente no Brasil que vem aumentando o seu número de adeptos e simpatizantes, colaborando para o crescimento da modalidade.
OBJETIVO: Esta pesquisa tem o intuito de mapear e discutir a produção de conhecimento no que se refere aos estudos de dissertações e artigos científicos que tratam especificamente do Beach Tennis.
MÉTODOS: A pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa do tipo de estado de conhecimento. Utilizou-se o descritor “Beach Tennis”, nas Bases de Dados on-line: Portal de Teses e Dissertações da CAPES e Google Acadêmico.
RESULTADOS: Foram analisadas e interpretadas quatro pesquisas que abordaram o Beach Tennis como objeto de estudo, sendo que dois trabalhos apresentaram clareza e coerência teórico-metodológica ao longo do desenvolvimento das suas pesquisas, articulando a abordagem qualitativa com o aprofundamento crítico-reflexivo dos processos de investigação. Outros dois estudos demonstraram certa fragilidade nos aspectos teórico-metodológicos, nos instrumentos de coleta e nas técnicas de análise dos dados, consequentemente comprometendo os processos de construção dos resultados apresentados.
CONCLUSÃO: Os estudos interpretados neste artigo foram de predominância de tipo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, no qual contribuíram para o início de um campo investigativo da temática do Beach Tennis. Procuraram evidenciar as opiniões dos praticantes/professores dessa modalidade sobre as condições da prática, as instituições reguladoras, o perfil social dos praticantes, o processo da institucionalização da prática da modalidade em uma cidade não litorânea e a criação de possibilidades para a prática intergeracional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BENELI, L. M.; PRONI, M. W.; MONTAGNER, P. C. Desafios para a pedagogia do esporte diante da influência do marketing na configuração do esporte contemporâneo. Journal of Physical Education, Maringá, v. 27, n. 1, p. e2750, 2016.

BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. 2 ed. Porto alegre: Artmed, 2009.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS. História do Beach Tennis. Disponível em: <http://cbt-tenis.com.br/beachtenis.php?cod=5>. Acessado em: 09 de abril de 2020.

DEMO, P. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2005.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FIT. Federazione Italiana Tennis. Beach tennis: cosa è il beach tennis. Storia, campionati, attività nazionale. Disponível em: <https://www.federTennis.it/Beach-Tennis/Cosa-e-il-Beach-Tennis>. Acessado em: 09 de abril de 2020.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, ano XXIII, n. 79, Agosto/2002.

GLASER, B.; STRAUSS, A.L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine Transaction, 1967. 31-32 p.

GOMES, R. B. L. O Beach Tennis como atividade intergeracional. 2017. 172f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Atividade Física) - Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, 2017. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5780053>. Acessado em: 10 de fevereiro de 2020.

GUIDUCCI, A.; DANAILOF, K.; ARONI, A. L. Beach Tennis: a opinião de professores e atletas sobre a modalidade. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 18, n. 1, p. 25-32, 2019. ITF. International Tennis Federation. ITF Beach Tennis World Tour. Disponível em: <https://www.itfTennis.com/en/itf-tours/Beach-Tennis-tour/>. Acessado em: 09 de abril de 2020.

IFBT. International Federation Beach Tennis. Dott. Giandomenico Bellettini: Beach Tennis La Storia Dell’ I. F. B. T. Disponível em: <http://www.cbbtennis.com/wp-content/uploads/2019/05/historia-do-bech-tennis-parte-one-1995-1998.pdf>. Acessado em: 18 de março de 2020.

MARQUES, R. F.; GUTIERREZ, G. L.; ALMEIDA, M. A. B. O esporte contemporâneo e o modelo de concepção das formas de manifestação do esporte. Revista Conexões, Campinas, v. 6, n. 2, p. 42-61, 2008.

MOREIRA, J. F. A introdução e o desenvolvimento do Beach Tennis na cidade de Araraquara. 2017. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-16, 2015.

NASCIMENTO, C. E. M. L.; PIMENTA FILHO, J. V.; GUIMARÃES, G. L. O perfil dos praticantes de Beach Tennis filiados à federação de tênis do estado do Rio de Janeiro. Revista Corpus et Scientia, Rio de janeiro, v. 8, n. 1, p. 39-50, 2012.

QUARANTINI, M. Il manuale del BEACH TENNIS. Bologna: Stampa, 2010.

SANTINI, J.; MINGOZZI, A. Beach tennis: um esporte em ascensão. Porto Alegre: Gênese, 2017.

VANZUITA, A. A construção de identidade(s) profissional(is) em educação física. Curitiba: Editora Appris, 2018.

Downloads

Publicado

16.06.2020

Como Citar

TAKAYAMA, F. S.; VANZUÍTA, A. Reflexões sobre o Beach Tennis no Brasil: um estado de conhecimento. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 71–77, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p71. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24563. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Esportes de Raquete