A ESCOLA EM SOROCABA NO PERÍODO DO IMPÉRIO.

Autores

  • Vania Regina Boschetti
  • Wilson Sandano

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11691

Palavras-chave:

Educação escolar. Educação – Sorocaba (SP). Instituições Escolares

Resumo

Este trabalho procura investigar como ocorreu, historicamente, a formação e a institucionalização do processo de educação escolar de Sorocaba durante o Império, destacando a década de 1880. Este é um período de transição do sistema agrário-comercial para o urbano-industrial, quando  ocorre o início da industrialização em Sorocaba, o aumento da imigração e o crescimento da população urbana. No trabalho são apresentados alguns dos resultados obtidos na pesquisa, como, por exemplo, uma maior valorização da escola por parte da população, o pouco envolvimento da Província de São Paulo no atendimento da população em idade escolar e o poder público municipal atuando, de modo suplementar, no segmento da educação escolar não atendido pelo poder público da Província.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

BOSCHETTI, V. R.; SANDANO, W. A ESCOLA EM SOROCABA NO PERÍODO DO IMPÉRIO. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11691. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11691. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares