A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O NÓ, O DILEMA E A FORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Mônica Wermelinger
  • Maria Helena Machado
  • Antenor Amâncio Filho

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i3.667

Palavras-chave:

Educação profissional, Ensino médio, Terminalidade, Formação em saúde.

Resumo

O artigo revisita o processo histórico de construção do modelo de educação profissional de nível médio vigente no Brasil, procurando identificar aspectos que auxiliem na compreensão de questões pertinentes a essa modalidade de ensino. Aborda a dualidade do ensino médio, a associação entre discriminação social e ocupações técnicas, a contenção de demanda ao nível superior de ensino, a formação integral do cidadão e a formação para o mundo do trabalho, apontando a área da saúde como exemplo de superação do caráter de terminalidade, fortemente presente nas propostas para a educação profissional. Foram utilizados, como fontes, a legislação brasileira para a educação, além de referenciais, diretrizes e documentos técnicos do Ministério da Educação, e o banco de dados do censo da educação profissional de 2003 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O artigo conclui indicando o caminho da politecnia como alternativa à formação escolar e profissional, seja através do Ensino Médio integrado ou, alternativamente, através da retirada da educação profissional do sistema de ensino.

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Publicado

07-12-2007

Como Citar

WERMELINGER, M.; MACHADO, M. H.; FILHO, A. A. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O NÓ, O DILEMA E A FORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 243–260, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.667. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/667. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Políticas Educacionais