O PROGRAMA DE MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA/LE PARA ALUNOS DE TURISMO
Agências de fomento
Palavras-chave:
Monitoria, Língua Espanhola, Turismo.Resumo
Este artigo trata da experiência vivenciada no Programa de Monitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na disciplina de Língua Espanhola Aplicada ao Turismo, do Curso de Bacharelado em Turismo, campus da cidade de Parnaíba/PI. O estudo tem como objetivo apresentar aos alunos, professores e pesquisadores a importância desta prática acadêmica, bem como, caracterizar a relevância do ensino/aprendizagem da língua estrangeira (LE), mais especificamente do espanhol como língua estrangeira (ELE), para a atividade turística e para a carreira do turismólogo. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo com abordagens qualitativa e quantitativa. Dessa forma, pode-se afirmar que a monitoria incentiva o aluno à docência, associada às atividades de ensino, pesquisa e extensão, e contribui no desenvolvimento de suas competências intelectuais, acadêmicas e profissionais. Ademais, os sujeitos percebem a relevância do ensino de LE em sala, inclusive o ensino de ELE, para o desenvolvimento eficaz dos seus trabalhos no tocante ao setor turístico.Downloads
Publicado
10-02-2015
Como Citar
BORGES, D. M.; MOREIRA, G. L.; PERINOTTO, A. R. C. O PROGRAMA DE MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA/LE PARA ALUNOS DE TURISMO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10420. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.