RELAÇÕES DIALÓGICAS NO DISCURSO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA OITOCENTISTA: UM OLHAR SOB O PRISMA DA METALINGUÍSTICA BAKHTINIANA

Autores

  • Urbano Cavalcante Filho
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Palavras-chave:

Análise dialógica do discurso, Metalinguística, Relações dialógicas, Divulgação científica, Conferências Populares da Glória.

Resumo

O presente artigo busca apresentar uma análise metalinguística de um dos aspectos da arquitetônica da divulgação científica brasileira do século XIX materializada nos enunciados concretos das Conferências Populares da Glória: a questão das relações dialógicas. Para isso, adota como aporte teórico-metodológico a análise/teoria dialógica do discurso proposta por Bakhtin, com o objetivo de mostrar como o enunciado de divulgação científica estabelece relações dialógico-semânticas com enunciados de outras esferas ideológicas, a exemplo dos enunciados científicos, filosóficos e religiosos em circulação no contexto sociodiscursivo do século XIX. 

Downloads

Publicado

16-12-2015

Como Citar

CAVALCANTE FILHO, U. RELAÇÕES DIALÓGICAS NO DISCURSO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA OITOCENTISTA: UM OLHAR SOB O PRISMA DA METALINGUÍSTICA BAKHTINIANA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 16, n. 34, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11971. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DOS DISCURSOS: GESTOS ANALÍTICOS DE DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS