COMPARAÇÃO DE PULVERIZAÇÃO DE BAIXA (60 L HA-1) COM ALTA VAZÃO (170 L HA-1) EM PULVERIZAÇÃO DE BARRAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v3i3.10791Resumo
Na aplicação de agroquímicos, é possível monitorar a qualidade operacional do processo selecionando-se indicadores de desempenho que permitam coletar dados no campo e a aferição de conformidades de acordo com a prescrição técnica estabelecida. O presente trabalho foi conduzido em uma propriedade agrícola de 1 ha, situada no distrito de Vila Nova, município de Toledo. Foram coletados dados de uma aplicação de agroquímicos, na metade da área com vazão de 60 L ha-1e na outra metade com vazão de 170 L ha-1. A aplicação foi monitorada através da disposição de 36 unidades de papel hidrossensível, posicionados a 15 cm de altura em relação ao solo, na intersecção de uma grade de 10 m x 20 m em cada área. Os papéis foram copiados digitalmente e os arquivos obtidos foram analisados pelo software GOTAS for Windows. Nos dois casos, pode-se observar que o volume real aplicado é maior que o desejado. A vazão de 60 L ha-1, apresentou menor cobertura do alvo, menor densidade de gotas e desuniformidade do tamanho de gotas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.