ATRIBUTOS ASSOCIADOS AO GRAU DE COMPACTAÇÃO DO SOLO E SUA CORRELAÇÃO COM A PRODUÇÃO AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v3i3.11083Resumo
O tráfego de máquinas agrícolas proporciona pressão no solo, podendo criar deformação persistente no solo. A compactação do solo é um problema global, pois a pressão imposta pelas máquinas agrícolas pode causar a desestruturação do solo, reduzir a porosidade, os limites de água e trocas gasosas além de aumentar a resistência à penetração de raízes, afetando negativamente a produção de culturas. A maioria dos agricultores está consciente dos problemas de compactação do solo, mas o significado é muitas vezes subestimado. Os efeitos de compactação sobre as culturas pode ser um fator significante na economia agrícola de hoje e precisa ser mais explorado pela comunidade científica. Este estudo descreve as causas e efeitos da compactação do solo, por meio de uma revisão bibliográfica. Constatou-se que o comprometimento das funções do solo pela de compactação, precisa ser melhor estudado, assim como incorporar neste estudos atributos que possibilitem explicar e reconhecer os sintomas de compactação nas diversas condições de uso e manejo.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
MÜLLER, R.; FEIDEN, A.; VILLI GERKE, L.; GABRIEL MARI, A.; THIAGO LUCIO, L. ATRIBUTOS ASSOCIADOS AO GRAU DE COMPACTAÇÃO DO SOLO E SUA CORRELAÇÃO COM A PRODUÇÃO AGRÍCOLA. Acta Iguazu, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 131–137, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v3i3.11083. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/11083. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.