O PARÂMETRO COR E O TEOR DE ÁGUA DE TRÊS VARIEDADES DISTINTAS DE FEIJÃO TIPO CARIOCA
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v3i3.11183Resumo
O feijão é uma leguminosa consumida em grande escala pelos brasileiros. Sendo assim é importante que se avalie os parâmetros de qualidade do grão, e um dos principais fatores para a visualização da qualidade por consumidores leigos é a cor do produto. Foram utilizados grãos de feijão (Phaseolus vulgarisL. tipo Carioca) das variedades: Madre pérola, BRS Estilo e BRS Pontal, colhidos no estado de Goiás. O objetivo deste trabalho foi avaliar os parâmetros de cor e o teor de água de três variedades de feijão tipo carioca produzidas no estado de Goiás.A avaliação das alterações na coloração do tegumento dos grãos de feijão foi realizada por meio de um calorímetro. O teor de água foi determinado utilizando-se o método padrão da estufa. O parâmetro que assumiu destaque neste trabalho foi o valor de luminosidade das amostras, pois a cultivar que apresentou maior nível de diferença foi a BRS Madrepérola com maior valor de L*.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.