COMPOSTAGEM COMO ALTERNATIVA CONVENCIONAL NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ERVA MATE (ILEX PARAGUARIENSIS) NO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITORIA - PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v3i4.11245Resumo
O solo é um recurso de extrema importância para a sobrevivência humana, por isso, torna-se necessário buscar alternativas que possam proporcionar o melhor aproveitamento desse recurso, em especial na produção de alimentos. Este trabalho objetiva avaliar a utilização da compostagem como alternativa no processo de acréscimo de nutrientes sobre a germinação e desenvolvimento de plantas de erva mate no município de União da Vitória, Paraná, a partir da avaliação da taxa de germinação e crescimento (altura, diâmetro e número de folhas) das mudas de erva mate. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos (testemunha, compostagem e NPK) e três repetições cada. Após 120 dias da semeadura, foram feitas avaliações da taxa de germinação em todas as amostras. Após, foram coletadas 30 plantas de cada as tratamento para se avaliar o crescimento das mudas, através das seguintes medidas das plantas: comprimentos, peso fresco e número de folhas; das folhas: comprimentos, largura e peso fresco; do caule: comprimento e peso fresco. Os resultados demonstraram que a adição da compostagem como adubo orgânico em canteiros de erva mate, quando comparado com os tratamentos NPK e testemunha mostrou os melhores desenvolvimentos em todos os parâmetros avaliados, revelando ser este tipo de adubo um componente importante na manutenção da fertilidade do solo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.