COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES, PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v3i4.12019Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a coleta seletiva em Bandeirantes, PR. Com o desenvolvimento urbano descontrolado, o gerenciamento dos resíduos sólidos se torna ausente em muitas cidades brasileiras, assim gerando um passivo ambiental incalculável para o município. A coleta seletiva vem sendo implantada na maioria dos municípios que passaram a ter uma consciência ambiental ou por força legal. A metodologia utilizada consiste em revisão bibliográfica e coleta de dados empíricos no município. Duas estratégias foram usadas para avaliar a implantação da coleta seletiva. Um comparativo de significância de testes qui-quadrado aplicados em dados obtidos por amostragens de composição gravimétrica, sendo que, uma efetuada anterior a implantação da coleta seletiva e outra posteriormente. Num segundo momento foi a realização de uma pesquisa entre os moradores beneficiados questionando a participação, dificuldades e importância. Com os resultados obtidos verificou-se uma diferença significativa entre as amostragens e uma aprovação por parte da população beneficiada, confirmando assim um resultado benéfico na avaliação da implantação da coleta seletiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.