EMERGÊNCIA E CRESCIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE MARACUJAZEIRO AMARELO SOB DOSES DE ESTERCO CAPRINO NO SUBSTRATO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v4i2.12870Resumo
Objetivou-se estudar ao emergência e o crescimento inicial de plantas de maracujazeiro amarelo sob diferentes doses de esterco caprino. O experimento foi conduzido na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, Campus IV, Catolé do Rocha-PB, no período de 17 de junho a 07 de julho de 2014, em viveiro de produção de mudas com cobertura de tela de nylon tipo sombrite com 50% de luminosidade. O delineamento experimental foi em inteiramente casualizados, onde foram avaliados cinco doses de esterco caprino no substrato: 0,0 (testemunha); 20; 40; 60 e 80% volume do recipiente, com seis repetições e três plantas por repetição. As plantas foram conduzidas por 20 dias após a semeadura onde foram avaliadas quanto à percentagem e velocidade de emergência, altura, diâmetro do caule, número de folhas e matéria seca total. Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste ‘F’, e nos casos de significância os dados foram analisados por meio de análise de regressão polinomial. O substrato contendo 50% de esterco caprino e 50% de solo promoveu a maior emergência, crescimento e acúmulo de biomassa nas plântulas de maracujazeiro amarelo. Doses de esterco caprino superiores a 50% do volume do substrato afetaram à emergência, o crescimento inicial e o acúmulo de biomassa das plântulas de maracujazeiro amarelo.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PEREIRA BERTINO, A. M.; VANIES DA SILVA SÁ, F.; FRANKLIN DE MESQUITA, E.; PEREIRA DE PAIVA, E.; GONSALVES ARAÚJO, E. B.; SILVA SOUTO, L. EMERGÊNCIA E CRESCIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE MARACUJAZEIRO AMARELO SOB DOSES DE ESTERCO CAPRINO NO SUBSTRATO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–12, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v4i2.12870. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/12870. Acesso em: 16 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.