DINÂMICA DE NUTRIENTES DO SOLO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v4i3.13094Resumo
A demanda cada vez maior de alimentos frente à necessidade de sistemas produtivos sustentáveis remete soluções que favorecem o equilíbrio ambiental e econômico da atividade agrícola. O plantio direto é uma prática que atende a essas exigências e conhecer o comportamento dos nutrientes do solo neste sistema, consiste em avanços promissores. O revolvimento mínimo do solo e a boa cobertura vegetal propiciam melhores condições de umidade do solo beneficiando incremento e disponibilidade de nutrientes às plantas, principalmente nas camadas superiores, mesmo em condições de elevada acidez. A disponibilidade de potássio, nitrogênio e fósforo são beneficiadas assim como a calagem que supre a deficiência de cálcio e magnésio no solo. Além disso, a produção de fitomassa pelas plantas de cobertura que liberam nutrientes pela decomposição da palhada, aliado aos efeitos nas propriedades do solo, favorecem menores perdas por lixiviação, economia na adubação e aumento na produtividade.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
DELPIN MALVEZI, K. E.; ZANÃO JÚNIOR, L. A.; MÜLLER, L.; TRIZOTTI ROSA, F. R.; SANTOS DE OLIVEIRA, J. C.; FRANCISCO TULLIO, G. DINÂMICA DE NUTRIENTES DO SOLO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 10–30, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v4i3.13094. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/13094. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.