QUALIDADE E RESISTÊNCIA PÓS-COLHEITA DE JABUTICABAS TRATADAS COM ÁCIDO SALICÍLICO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v4i4.13539Resumo
A jabuticaba (Myrciaria jabuticaba (Vell) Berg) é uma fruta que tem despertado grande interesse entre os produtores rurais devido a sua alta produtividade, rusticidade e aproveitamento de seus frutos nas mais diversas formas. Todavia apresenta elevada perecibilidade sendo acometida principalmente por doenças na pós-colheita. Assim, objetivou-se neste trabalho avaliar diversas concentrações de ácido salicílico AS na qualidade e na resistência de jabuticabas ao ataque de patógenos uma vez que o AS atua na ativação de mecanismos de defesa vegetal. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial composto por quatro repetições e 20 frutos por parcela, a cada dois dias avaliaram-se as características físico-químicas: perda de massa fresca, firmeza, sólidos solúveis, pH, acidez titulável, teor de ácido ascórbico, qualidade geral e incidência de podridões, e bioquímicas: proteínas totais, atividades da enzima fenilalanina amônia-liase, flavonoides e antocianinas. Os resultados apresentaram diferenças significativas para as concentrações de AS utilizadas em função do tempo de armazenamento de modo que as maiores concentrações favoreceram a manutenção da qualidade e das características bioquímicas, bem como a redução da incidência de podridões sem interferir nas características organolépticas dos frutos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.