DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO PULGÃO EM ALGODOEIRO E CÁLCULO DO NÚMERO DE AMOSTRAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i3.16086Palavras-chave:
Gossypium hirsutum, Distribuição de insetos, Amostragem.Resumo
Realizou-se a presente pesquisa com o objetivo de estudar a distribuição espacial do pulgão e estabelecer o número de amostras necessárias para aplicação em MIP. Utilizou-se 20 parcelas de 2m x 2m, contendo até 16 plantas da cultivar BRS Aroeira, onde avaliou-se o número de colônias de pulgões, semanalmente. Os índices de agregação (IA) utilizados foram: razão/variância média (I), Morisita (Iδ), Green (Cx) e expoente k da Binomial Negativa. Verificou-se pelos IA, que o A. gossypii possui distribuição agregada. O modelo matemático que melhor explicou a dispersão do pulgão foi o da binomial negativa. O número de amostras de A. gossypii sugeridas para o MIP do algodoeiro é cinquenta, tomando-se como unidade amostral a primeira folha expandida do ápice.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.