DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GENÓTIPOS DE GIRASSOL CULTIVADOS SOB DÉFICIT HÍDRICO NO SEMIÁRIDO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i4.16438
Agências de fomento
Embrapa Soja, Fapemig, IFNMG - Campus Januária
Palavras-chave:
Hellianthus annus, produção, variabilidade genéticaResumo
O girassol é uma cultura que apresenta alta plasticidade, dessa forma se adapta às varias condições climáticas, tornando-se uma alternativa de produção na região do semiárido. O propósito do presente trabalho foi avaliar o desempenho produtivo e estimar a divergência genética de 13 genótipos de girassol cultivados sob déficit hídrico nas condições do semiárido norte mineiro com base em características morfoagronômicas. Para tanto, conduziu-se o experimento em área experimental localizada no Instituto Federal do Norte de Minas gerais – Campus Januária na safra de 2015/2016. O delineamento experimental empregado foi o de blocos ao acaso e quatro repetições. Os dados obtidos foram submetidos à Análise de Variância e ao teste de Skott Knott a 5% de probabilidade. Para a análise multivariada, empregou-se a análise de componentes principais e o agrupamento de Tocher a fim de estimar a dissimilaridade genética entre os genótipos. Para a análise de correlação, utilizou-se a correlação simples de Pearson e seu desdobramento a partir da análise de trilha. Os resultados demonstraram que o genótipo BRSG51 apresentou maior produtividade, seguido do genótipo SYN045. Com relação à divergência genética, observou-se que os genótipos avaliados apresentaram alta variabilidade genética. Verificou-se que caracteres como stand, altura de plantas e massa de mil grãos se correlacionaram positivamente com a produtividade. Variáveis como Data de floração inicial e peso de mil aquênios proporcionaram efeitos diretos sobre a produção, podendo estas, serem indicadas como parâmetros de seleção indireta.Downloads
Publicado
18-12-2017
Como Citar
OLIVEIRA, S. L. de; FILHO, A. G.; SOARES, D. P.; SOUZA, T. A. N. de; LEANDRO, R. I.; RODRIGUES, E. N. DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GENÓTIPOS DE GIRASSOL CULTIVADOS SOB DÉFICIT HÍDRICO NO SEMIÁRIDO MINEIRO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 93–104, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i4.16438. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/16438. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.