ASPECTOS RELEVANTES DA INSPEÇÃO DE PULVERIZADORES AGRÍCOLAS: IMPACTOS NA PRECISÃO DAS PULVERIZAÇÕES DE AGROTÓXICOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i4.16479
Agências de fomento
CAPES e CNPq
Palavras-chave:
inspeção técnica de pulverizadores, qualidade na aplicação, tecnologia de aplicaçãoResumo
A necessidade de aumentar da produção das áreas agrícolas, a preocupação com alimentos mais saudáveis e a redução da contaminação ambiental faz com que a utilização de agrotóxicos seja cada vez mais técnica e sua aplicação precisa. Nesse sentido, há necessidade de que os projetos de inspeção de pulverizadores agrícolas sejam intensificados no Brasil, visto que, nos países que compõem a União Européia as inspeções são realizadas de forma obrigatória. Desta forma, com o intuito de buscar a precisão das aplicações de agrotóxicos, na Europa foi instituída a normativa EN 13790, o que, posteriormente possibilitou gerar a norma ISO 16122. Esta estabelece os requisitos e métodos para a verificação necessária nas inspeções técnicas de pulverizadores, referindo-se principalmente ao estado de conservação do pulverizador em relação à segurança dos operadores, risco potencial de contaminação do meio ambiente e formas de otimizar as aplicações. Com isso, o objetivo desta revisão foi descrever a importância da inspeção de pulverizadores agrícolas e seus aspectos mais relevantes, os quais estão diretamente relacionados à precisão das pulverizações de agrotóxicos. Considerando os resultados positivos encontrados nos países Europeus, pode-se concluir que há necessidade de que a metodologia utilizada seja difundida, de forma a intensificar sua utilização, a qual será de fundamental importância para padronizar o método das inspeções de pulverizadores agrícolas no Brasil.Downloads
Publicado
15-12-2017
Como Citar
MARTINI, A. T.; SCHLOSSER, J. F.; BARBIERI, J. P.; BERTOLLO, G. M.; NEGRI, G. M.; BERTINATTO, R. ASPECTOS RELEVANTES DA INSPEÇÃO DE PULVERIZADORES AGRÍCOLAS: IMPACTOS NA PRECISÃO DAS PULVERIZAÇÕES DE AGROTÓXICOS. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 72–82, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i4.16479. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/16479. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.