APLICAÇÃO DE BORO VIA FOLIAR NA CULTURA DO CRAMBE CULTIVADO EM LATOSSOLO ARENOSO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i3.16515
Agências de fomento
Palavras-chave:
Crambe abssynica, micronutriente, adubação foliarResumo
O crambe é uma crucífera de inverno, com alto teor de óleo que serve como fonte de matéria prima para a produção de biodiesel. Vem chamando a atenção dos produtores por ter ciclo curto, que varia de 90 a 100 dias. Foi executado o experimento visando verificar o desenvolvimento da cultura, submetida à aplicação de boro via foliar, pois não há informações acerca do uso de micronutrientes. Foi realizado no município de Umuarama – PR, em campo cujo solo é o Latossolo Vermelho distrófico típico, disposto em delineamento experimental em blocos casualizados com cinco repetições. Os tratamentos foram as doses de boro (0, 40, 80, 120 e 160 g ha-1), aplicadas via foliar. Foram avaliadas a produção de massa seca, massa de 1.000 grãos, produtividade e teor de óleo. Nas condições que o experimento foi conduzido verificou-se que o crambe responde positivamente ao boro, entre as doses de 96 e 135 g ha-1Downloads
Publicado
30-09-2017
Como Citar
SILVA, T. R. B. da; TIBURCIO, M. G. G.; COMAR, C. G.; NOVAIS, A. C.; SILVA, A. P.; CARRARO, T. V.; BARBOSA, N. A.; DA SILVA, G. D.; DUCHESKI, R. L. P.; FRIGO, P.; SOARES, D. F. D. M. APLICAÇÃO DE BORO VIA FOLIAR NA CULTURA DO CRAMBE CULTIVADO EM LATOSSOLO ARENOSO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 52–55, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i3.16515. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/16515. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.