Comportamento agronômico de cultivares de videiras finas em diferentes épocas de poda
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i3.16567Palavras-chave:
Vitis sp., competição varietal, superação de dormência.Resumo
A vitivinicultura é uma atividade de grande relevância no cenário nacional, tendo importante papel na diversificação e incorporação de renda às pequenas propriedades. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar épocas de poda, associadas ao uso de cianamida hidrogenada para superação de dormência em videiras finas cvs. ‘Cabernet Franc’, ‘Cabernet Sauvignon’, ‘Merlot’ e ‘Tannat’ em Marechal Cândido Rondon, Paraná. O experimento foi realizado em pomar didático localizado na Estação Experimental da Unioeste, entre junho e dezembro/2012. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 4 (épocas de poda x cultivares). As cultivares avaliadas foram enxertadas sobre o porta-enxerto Paulsen1103 e as podas realizadas em 21 de julho, 04 de agosto e 18 de agosto, onde fez-se em seguida a aplicação da cianamida hidrogenada. Avaliaram-se no período vegetativo o crescimento total dos ramos e diâmetro do caule. Na colheita, avaliaram-se a biomassa, volume, largura, comprimento e número de cachos, biomassa de ráquis, biomassa e diâmetro das bagas, produção e produtividade. Dentro dos parâmetros vegetativos, a ‘Merlot’ apresentou maior diâmetro de caule e a ‘Cabernet Sauvignon’ maior crescimento total de ramos. A cv. Cabernet Franc apresentou maior produção e produtividade. A poda antecipada apresentou melhores resultados para as cultivares estudadas em 2012 na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.