Resposta do milho em consórcio com adubos verde no sistema plantio direto
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i2.16938
Agências de fomento
CAPES, FAPESP
Palavras-chave:
Zea mays L, conservação, leguminosas, palhadaResumo
As elevadas taxas de decomposição do material orgânico têm sido um dos maiores problemas para a manutenção e sustentabilidade do sistema plantio direto nas regiões tropicais. Nessas condições, o consórcio entre culturas constitui uma alternativa para suprir o aporte anual de palha e fornecer nitrogênio necessário à sustentabilidade do sistema. Assim, este trabalho objetivou avaliar o consórcio do milho com diferentes leguminosas no sistema plantio direto, a fim de verificar sua influência nos componentes de produção do milho e o aporte de fitomassa para a cultura sucessora. O trabalho foi realizado em área experimental da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira UNESP, no município de Selvíria (MS), em Latossolo Vermelho distroférrico típico argiloso. O delineamento experimental se deu em blocos casualizados e os tratamentos constituídos pela combinação do efeito dos restos culturais de Milho, Estilosantes, Guandu e Crotalária. Concluiu-se que o consórcio com adubos verdes não interferiu nos componentes de produção milho e o consórcio obteve incremento da matéria seca total após a colheita do milho entre os tratamentos consorciados com milho independente da época de semeadura.Downloads
Publicado
25-07-2019
Como Citar
GERLACH, G. A. X.; SILVA, J. C. da; ARF, O. Resposta do milho em consórcio com adubos verde no sistema plantio direto. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 134–146, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i2.16938. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/16938. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.