Abertura prematura de vagens e rendimento de grãos de soja em diferentes épocas de semeadura
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i4.17423
Agências de fomento
Palavras-chave:
deiscência da vagem, Glycine max, estresse hídrico, abertura de vagens imaturas.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar abertura prematura de vagens em cultivares de soja em diferentes épocas de semeadura. O trabalho foi desenvolvido na área experimental do Curso de Agronomia da UNIFIL – Campus Palhano, Londrina, PR, na safra 2015/16 com delineamento em blocos casualizados, com 5 cultivares, 4 repetições e cinco época de semeadura (21/10, 06/11, 21/11, 04/12, 17/12). As avaliações realizadas foram: massa de mil grãos, vagens abertas (R6), rendimento de grãos (kg ha-1). Foi calculado o índice de redução (IR), das variáveis avaliadas. Os dados foram submetidos à análise de variância (Teste F, p<0,05). A época de semeadura resulta em respostas diferencias entre as cultivares, com respostas negativas na massa de mil grãos e rendimento nas semeaduras tardias. A melhor época de semeadura para a cultura na região de Londrina foi entre 20 de outubro e 21 de novembro. Semeaduras tardias causaram menos abertura prematura das vagens, e as cultivares DM 6563 e BMX Potencia apresentaram menos abertura prematura de vagens. Houve correlação entre abertura prematura de vagens com época de semeadura, influenciada pela distribuição da precipitação, que foi menor na formação das vagens e maior no enchimento, favorecendo a abertura das vagens no estádio R6.Downloads
Publicado
25-01-2019
Como Citar
DOS SANTOS, E. L.; EL KADRI CECCATTO, S. Abertura prematura de vagens e rendimento de grãos de soja em diferentes épocas de semeadura. Acta Iguazu, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 11–23, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v7i4.17423. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17423. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.