Carbono das frações oxidáveis do solo sob cultivos de cana-de-açúcar de diferentes números de colheita
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i2.17438
Agências de fomento
Palavras-chave:
labilidade, matéria orgânica do solo, qualidade do carbonoResumo
O cultivosucessivo e por longo período da cana-de-açúcar em solos agrícolas é bastante comum na região sudoeste do estado de Goiás, porém pouco se conhece sobre o efeito nas frações oxidáveis do carbono orgânico do solo. O objetivo deste estudo foi avaliar as frações oxidáveis do carbono orgânico de um Latossolo cultivado com cana de açúcar em diferentes idades de instalação da cultura. As amostras de solo foram coletadas em áreas de primeiro, décimo segundo e décimo sexto corte de cana-de-açúcar e numa área de mata nativa adotada como referência, nas profundidades de 0-0,10; 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m em quatro repetições. Foram determinadas as frações oxidáveis do carbono orgânico segundo o grau de suscetibilidade à oxidação em meio ácido, desta forma indicando as frações mais lábeis (F1 e F2) e as mais recalcitrantes do solo (F3 e F4). O delineamento adotado foi o inteiramente casualisado. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A área de Mata, independente da profundidade, apresentou um equilíbrio entre as frações oxidáveis do carbono orgânico. E nas áreas de canaviais este equilíbrio entre as frações mais lábeis e as frações recalcitrante não foi observadoDownloads
Publicado
25-07-2019
Como Citar
OLIVEIRA, D. M.; COSTA, A. R.; SILVA, P. C.; CALIXTO, L. V.; TAVEIRA, J. H. da S. Carbono das frações oxidáveis do solo sob cultivos de cana-de-açúcar de diferentes números de colheita. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 124–133, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i2.17438. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17438. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.