Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do crambe cultivado em Rio Verde, GO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i3.17629
Agências de fomento
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
Palavras-chave:
Matocompetição, Crambe abyssinica, planta oleaginosa.Resumo
Objetivou-se neste trabalho identificar os períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do crambe (Crambe abyssinica Hochst) cultivado em Rio Verde, GO. Dois ensaios foram conduzidos simultaneamente sendo que no primeiro a cultura permaneceu livre da competição com plantas daninhas desde a emergência até os 0; 7; 14; 21; 28; 35; 42; 49 e 89 dias. No segundo a cultura permaneceu em competição com a comunidade infestante pelos mesmos períodos citados no primeiro ensaio. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso, com quatro repetições. A espécie daninha Alternanthera tenella foi a de maior importância devido as altas frequencias, densidades e dominância relativas. A massa de mil grãos de crambe não foi afetada pela interferência da comunidade infestante. O rendimento de grãos do crambe foi afetado pela convivência com as plantas daninhas. O período anterior à interferência (PAI) foi desde a emergência até 37 dias após a emergência e o período total de prevenção à interferência (PTPI) foi da emergência até 60 DAE. O período crítico de prevenção da interferência situou-se entre os 37 e 60 DAE. Neste período até 60 DAE a convivência das plantas daninhas com o crambe ocasionou diminuição no rendimento da cultura por competição pelos recursos do meio.Downloads
Publicado
18-10-2018
Como Citar
SOUSA, R. J. de; PEREIRA, L. S.; MARTINS, D. A.; SOUSA, G. D. de; JAKELAITIS, A. Períodos de interferência de plantas daninhas na cultura do crambe cultivado em Rio Verde, GO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 37–49, 2018. DOI: 10.48075/actaiguaz.v7i3.17629. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17629. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.