Uso da palhada da cana-de-açúcar na geração de etanol 2° geração versus sua contribuição nutricional para o solo no ambiente cerrado
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i1.17859
Agências de fomento
Palavras-chave:
Saccharum officinarum L, mineralização, adubação, etanol 2°geração, palhada.Resumo
Com a colheita da cana crua, sem o uso da queima, fica depositado ao solo uma grande quantidade de material vegetal, que agrega benefícios ao solo. Em contrapartida, há uma grande demanda pela retirada parcial ou integral dessa palha devido seu grande potencial energético e calorífico, o que pode aumentar significativamente a produção da bioenergia e do etanol de segunda geração. Objetivou-se com este trabalho avaliar a taxa de decomposição da palha de cana de açúcar, a economia gerada pelo retorno dos nutrientes ao solo pela mineralização, e seu potencial de geração de etanol de 2° geração (E2G). O potencial econômico pela produção de etanol foi avaliado pelos dados comparativos de 3 quantidades de palhada deixada sobre o solo no decorrer de uma safra correlacionando com tabelas de mineralização disponíveis na literatura e confrontando com o potencial de produzir E2G. Para este estudo, considerou-se três diferentes cenários para analisar o retorno econômico da manutenção ou retirada da palhada. Para determinação das taxas de decomposição foram utilizadas três diferentes quantidades de palha (10,6, 16 e 32 Mg.ha-1). Observou-se que, em média, a palhada de cana-de-açúcar mantida sobre o solo apresenta taxa de decomposição de 13% da massa seca. Observou-se ainda, que quando mantida, há uma economia em relação a aplicação de fertilizantes para reposição de nutrientes após um ciclo de cultivo. Já quando a palhada é retirada e utilizada para produção de E2G, o retorno econômico pode ser até dezessete vezes maior do que quando deixada sobre o solo.Downloads
Publicado
08-03-2019
Como Citar
OLIVEIRA, M. H. R. de; SOUZA, R. F. de; OLIVEIRA, R. S. de; ARRUDA, A. B.; MOURA, J. B. de; SILVA, R. M. da. Uso da palhada da cana-de-açúcar na geração de etanol 2° geração versus sua contribuição nutricional para o solo no ambiente cerrado. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 117–127, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i1.17859. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17859. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.