Pigmentos fotossintéticos e sua correlação com nitrogênio e magnésio foliar em grama bermuda cultivada em substratos
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i1.18357
Agências de fomento
CAPES, Itograss Agrícola Alta Mogiana Ltda
Palavras-chave:
Cynodon spp., Tifton 419, clorofila, carotenoides, composto orgânico.Resumo
Os pigmentos fotossintéticos desempenham papel fundamental na fisiologia da planta, onde suas concentrações tem respostas significativas na coloração verde, o que é desejável do ponto de vista estético na grama bermuda. Ainda, esses compostos estão estritamente relacionados com as concentrações de nitrogênio e magnésio foliar, e dependendo do tipo de substrato, podem ocorrer variações nos teores encontrados. Assim, objetivou-se a determinação de pigmentos fotossintéticos e sua correlação com N e Mg foliar em grama bermuda cultivada em substratos. O experimento foi conduzido a pleno sol, na UNESP/Campus de Ilha Solteira – SP, com os tapetes de grama implantados em contêineres de plástico preto (volume 8,46 litros), em delineamento inteiramente casualisado, com 5 substratos e 12 repetições, sendo os Tratamentos: T1-solo, T2-areia, T3-solo+areia. (1:1), T4-solo+areia+composto orgânico (1:1:1) e T5–areia+composto orgânico (1:1). Foram avaliados: teor de clorofila a, b e carotenoides, análise foliar de N e Mg, e análise química dos substratos. Os resultados foram submetidos à análise de variância e a Teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Conclui-se que houve correlação positiva entre os pigmentos fotossintéticos e as concentrações de nitrogênio e magnésio foliar em grama bermuda, onde o Tratamento 4 apresentou os melhores resultados para as análises realizadas.Downloads
Publicado
05-03-2019
Como Citar
FERREIRA DOS SANTOS, P. L.; MONTEIRO DE CASTILHO, R. M.; DINALLI GAZOLA, R. P. Pigmentos fotossintéticos e sua correlação com nitrogênio e magnésio foliar em grama bermuda cultivada em substratos. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 92–101, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i1.18357. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/18357. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.