Caracterização da acidez de sólido catalítico Al-SBA-15 por método alternativo de adsorção de molécula prova em fase líquida
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i5.18468Resumo
A atividade catalítica de um sólido ácido é dependente da presença, natureza e força ácida dos sítios ativos presentes em sua estrutura. Neste trabalho peneiras moleculares mesoporosas para fins catalíticos (reação de esterificação e/ou transesterificação) foram sintetizadas por três diferentes procedimentos descritos em literatura. Depois de sintetizadas as amostras do material foram caracterizadas por espectrometria de absorção atômica (EAA), dessorção de amônia a temperatura programada (DTP/NH3) e por fim foi sugerido um método alternativo, de baixo custo, para a caracterização da acidez do material sintetizado, avaliado por FTIR. O método alternativo de adsorção de molécula prova em fase líquida demonstrou robustez e eficácia dentro da proposta de estudo. A presença e natureza dos sítios ativos da estrutura do material foram identificadas. Os materiais sintetizados (Al-SBA-15) contêm sítios ácidos de Brönsted (B) e de Lewis (L), a técnica sugerida permite verificar que mesmo não sendo possível quantificar estes sítios, é possível comprovar a presença no material preparado com inserção direta de alumínio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.