Atributos de fertilidade do solo e produtividade de milho e soja influenciados pela rochagem
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i5.18470Resumo
A crescente demanda por alimentos sem prejuízos ambientais, aliada ao reaproveitamento de recursos naturais, é o principal problema no âmbito das pesquisas científicas atuais e que desafia o agronegócio. Assim, objetivou-se com o presente trabalho avaliar os atributos químicos do solo e a produtividade das culturas de milho e soja em resposta a adição de pó de basalto associados ou não ao bioativo Penergetic. O experimento foi desenvolvido em condições de campo, num delineamento experimental em blocos ao acaso, distribuídos em esquema fatorial (5x2). Foram avaliadas cinco doses de pó de basalto (0, 2, 4, 8 e 16 Mg ha-1), associados ou não ao bioativo, com quatro repetições. Foram avaliados nas áreas úteis de todas as parcelas os componentes de produtividade das culturas de milho e soja. Após a colheita da soja coletou-se solo para a determinação dos atributos químicos do solo. Os incrementos nos teores dos nutrientes no solo, após 16 meses da aplicação do pó de basalto e bioativo, foram relativamente baixos. Mesmo após a colheita de duas safras de grãos, o solo manteve a faixa adequada de interpretação dos atributos químicos do solo. A produtividade das culturas de milho e soja não foram influenciadas pela adição do pó de basalto e do bioativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.