DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO E RENDIMENTO DE DUAS CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI COM LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i4.18511
Agências de fomento
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento vegetativo e o rendimento em duas cultivares de feijão-caupi com lâminas de irrigação. Os tratamentos de irrigação consistiram na aplicação das lâminas de: 25, 50, 75 e 100% da evapotranspiração da cultura e a testemunha (sem irrigação). As cultivares utilizadas foram BRS Potengi e BRS Novaera. O delineamento experimental foi em bloco ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições, sendo a parcela principal constituída pelas lâminas de irrigação e a sub parcela pela cultivares. O sistema de irrigação foi gotejamento, com o espaçamento entre emissor de 0,2 m e vazão de 1,2 L h-1. A evapotranspiração de referência foi calculada pela equação de Penman-Monteith/FAO e a evapotranspiração da cultura pelo método de coeficiente de cultivo simples. Avaliaram-se: altura de planta (cm), área foliar (cm2), massa seca da parte aérea (g), número de vagens por planta, comprimento de vagem (cm), número de grão por vagem, massa de 100 grãos e rendimento dos grãos secos. As lâminas de irrigação não influenciaram os parâmetros de crescimento, os componentes de produção e o rendimento. Os cultivares BRS Novaera e BRS Potengi apresentaram rendimento de 1.559 kg ha-1 e 1.505 kg ha-1, respetivamente.Downloads
Publicado
16-12-2017
Como Citar
DAUALA ALBINO, G.; SWAROWSKY, A.; RODRÍGUEZ PADRÓN, R. A.; URBANETTO NOGUEIRA, C.; DE MORAES NOGUEIRA, H. M. C.; RODRIGUES, G. J. DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO E RENDIMENTO DE DUAS CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI COM LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 83–92, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i4.18511. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/18511. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.