Avaliação do efeito de diferentes porcentagens de sombreamento em germinação de soja
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i5.18530Resumo
A soja (Glycine max), é à base da alimentação de bovinos e aves, além de ser um produto com alto valor comercial para exportação no Brasil. Os problemas de germinação ocorrem principalmente em função da temperatura e da insuficiência fotoperiódica durante a fase de crescimento. Por isso a fotoinibição, causada pelas variações de luminosidade, pode afetar as características das culturas, tanto em sua massa fresca quanto em seu tecido radicular, por isso manejo da luz é essencial para o desenvolvimento e crescimento das plantas tão essenciais como a soja. Assim avaliou-se o crescimento e desenvolvimento na germinação da semente de soja submetida a diferentes porcentagens de incidência solar, verificando efeitos no crescimento, utilizando telas de sombreamento de 50% e 100% mais a amostra de controle, em blocos casualizados em sextuplicatas de cada tratamento. Pode-se concluir que os diferentes tratamentos de luminosidade criados por telas de sombreamento (50% e 100%), provocaram efeitos negativos no desenvolvimento e germinação da semente de soja. As características afetadas foram: a massa fresca da raiz, o comprimento das folhas, a área foliar, e a massa seca das folhas, além de ter sido observado o mecanismo de fototropismo e o esbranquiçamento da parte aérea conforme se reduziu a luminosidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.