Identificação de variedades locais de feijão-de-corda resistentes ao pulgão-preto por diferentes análises estatística
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i2.19414
Agências de fomento
Palavras-chave:
Análise multivariada, antibiose, Aphis craccivora, cruzamentos, Vigna unguiculataResumo
A presente pesquisa teve como objetivo buscar novas fontes de resistência ao pulgão-preto (Aphis craccivora) em variedades locais de feijão-de-corda (Vigna unguiculata) e inferir qual mecanismos de resistência poderiam estar envolvidos nesse processo de defesa da planta, bem como sugerir entre os materiais estudados as melhores combinações de cruzamentos para obtenção de híbridos superiores resistentes utilizando as análises, univariada e multivariada, como métodos estatísticos. O experimento foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Umirim-CE, tendo sido conduzido em telado, com delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições e vinte e quatro tratamentos e adicionados quatro genótipos padrões com resistência conhecida. Para avaliar a resistência dos genótipos, as variáveis utilizadas foram número de adultos vivos e número de ninfas vivas. Os resultados indicaram que a análise multivariada apresenta resultados semelhantes a análise univariada, fornecendo informações complementares sobre os possíveis cruzamentos visando a resistência ao Aphis craccivora, como no caso da utilização dos genótipos Rabo-de-tatu (CCE-115), Corujinha (CCE-055) e Leandro-do-monte (CCE-112) que apresentam resistência por antibiose e poderem ser utilizados como fonte de genes em retrocruzamentos com cultivares que apresentam susceptibilidade ao pulgão-preto e alto potencial genético para outras características agronômicas.Downloads
Publicado
20-07-2019
Como Citar
NERE, D. R.; SILVA, L. C. da; FERREIRA, A. D. C. de L.; BLEICHER, E.; BERTINI, C. H. C. de M. Identificação de variedades locais de feijão-de-corda resistentes ao pulgão-preto por diferentes análises estatística. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 37–48, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i2.19414. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/19414. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.