Migração de Consumidor Cativo para Consumidor Livre – Estudo de Caso em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i1.21620
Agências de fomento
Nada Consta
Palavras-chave:
Comercialização de energia elétrica, Mercado livre de energia, Setor elétrico brasileiro, Estudo de CasoResumo
Este artigo apresenta um estudo para a migração do mercado cativo para o mercado livre de eletricidade para uma indústria do sul de Santa Catarina - Brasil. O trabalho visa reduzir os gastos com eletricidade e demonstrar as vantagens, desvantagens e condições técnicas necessárias para se tornar um consumidor livre. Para o desenvolvimento desta análise, considera-se o consumo médio de energia e os geradores de conjuntos com os quais conta a unidade industrial. Além disso, a análise de viabilidade econômica é baseada em projeções de demanda por ano e simulações de consumo para dois períodos diferentes, 2014 e 2015. Os resultados obtidos mostram que a reclassificação da unidade industrial no tipo de consumidor, resultando em uma economia significativa no custo de eletricidade. Este estudo demonstra que a migração para o mercado livre de eletricidade é tecnicamente viável e tem benefícios econômicos muito significativos para a empresa analisada.Downloads
Publicado
31-03-2020
Como Citar
ANDO JUNIOR, O. H.; GIMENEZ LEDESMA, J. J.; DE SOUZA, S. N. M.; DOS SANTOS, R. F.; OLIVEIRA, M. O.; SPACEK, A. D. Migração de Consumidor Cativo para Consumidor Livre – Estudo de Caso em Santa Catarina. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 67–81, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i1.21620. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/21620. Acesso em: 16 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.