Avaliação da mistura de fosfatos acidulados, fosfatos naturais e fontes de enxofre na produção de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i3.21652
Agências de fomento
UFU/CAPES/Vale
Palavras-chave:
Fosfato reativo, MAP, enxofre elementar, gesso e Saccharum spp.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito agronômico da aplicação de fosfatos acidulados, fosfatos naturais e fontes de enxofre na cana-de-açúcar, em cana planta e cana soca. Os estudos foram conduzidos em dois locais, durante dois cultivos. Os tratamentos avaliados foram: testemunha, SFT, SFT + S0, SFT + Gesso, MAP + S0, MAP + Gesso, FNR Reativo + S0, FNR Bayóvar + Gesso, FN alta reatividade + SFT + S0 e FN baixa reatividade + SFT + S0, aplicados no momento do plantio na dose de 120 kg ha-1 de P2O5 e 40 kg ha-1 de S, respectivamente. O SFT, MAP e FNR Bayóvar foram misturados com S0 e gesso antes da sua aplicação ao solo. O FN de alta e baixa reatividade foram aplicados com o SFT e S0 incorporados ao grânulo. Foram avaliados: tonelada de colmos por hectare (TCH), tonelada de açúcar por hectare (TAH), ATR, pH, P e S no solo (0-20 e 20-40 cm). A mistura de fertilizantes fosfatados (SFT, MAP e FNR Bayóvar) e enxofre elementar foi eficiente em aumentar a produção de colmos e açúcar e os teores de fósforo no solo. O fosfato natural de alta e baixa reatividade ambos incorporados com SFT e S0 no grânulo foram mais eficientes em aumentar os teores de fósforo no solo que o fosfato natural reativo Bayóvar misturados com enxofre elementar e gesso. O efeito positivo dos tratamentos com gesso em relação ao enxofre elementar pode estar relacionado à intensidade do estresse hídrico e as condições de cultivo verificado em um dos experimentos.Downloads
Publicado
06-10-2019
Como Citar
NICCHIO, B.; KORNDÖRFER, G. H.; PEREIRA, H. S.; SANTOS, G. A. Avaliação da mistura de fosfatos acidulados, fosfatos naturais e fontes de enxofre na produção de cana-de-açúcar. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 69–91, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i3.21652. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/21652. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.