Desempenho agronômico do sorgo sacarino em função do espaçamento entrelinhas e população de plantas
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i4.22045
Agências de fomento
Palavras-chave:
Arranjo de plantas, biomassa, etanol, Sorghum bicolor, ºBrixResumo
O sorgo sacarino (Sorghum bicolor (L.) Moench) destaca-se como alternativa viável para a produção de etanol, sobretudo como complemento às usinas que utilizam da cana-de-açúcar como principal matéria prima para obtenção do combustível, especialmente por apresentar ciclo expressivamente mais curto e colheitas que tendem a ser realizadas na entressafra da cultura principal. O presente estudo objetivou avaliar o desempenho agronômico do sorgo sacarino cultivado em diferentes espaçamentos e populações de plantas, em anos subsequentes, na região Oeste de Mato Grosso do Sul. O experimento foi conduzido na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universidade de Aquidauana, em delineamento experimental de blocos completos com tratamentos casualizados, em esquema fatorial 4x4, cujos tratamentos compuseram-se da combinação entre quatro espaçamentos entrelinhas (0,40; 0,60; 0,80 e 1,00 m) e quatro populações de plantas (50; 100; 150 e 200 mil plantas ha-1), semeados nos anos agrícolas de 2012/2013 e 2013/2014. Foram avaliados diâmetro de colmos (DC, cm), altura de plantas (AP, m), massa (kg planta-1) e produtividade (Mg ha-1) de matéria verde e seca da parte aérea e oBrix (%). Maiores valores de DC, AP, massa verde e massa seca de plantas foram obtidos a partir de espaçamento entrelinhas de 0,4 a 0,6 m e populações de 50 a 100 mil plantas ha-1, entretanto, para a obtenção de melhor produtividade de matéria verde e seca (t ha-1), além de sólidos solúveis de boa qualidade, recomenda-se o uso de espaçamento de 0,6 m entrelinhas, com população de plantas entre 150.000 e 200.000 plantas ha-1.Downloads
Publicado
12-12-2019
Como Citar
DE OLIVEIRA, N. G.; PELLOSO, M. F.; DA SILVA, M. G.; DA SILVA, A. P. Desempenho agronômico do sorgo sacarino em função do espaçamento entrelinhas e população de plantas. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 1–16, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i4.22045. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/22045. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.