Parâmetros genéticos na seleção de feijão-caupi sob estresse hídrico em cultivo protegido
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i2.23397
Agências de fomento
Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia)
Palavras-chave:
déficit hídrico, produção de grãos, Vigna unguiculataResumo
O feijão-caupi é uma Fabacea amplamente distribuída no mundo. Foi objetivo deste trabalho, estimar parâmetros genéticos na seleção de cultivares de feijão-caupi, sob estresse hídrico, no município de Vitória da Conquista, BA, em cultivo protegido. Os tratamentos consistiram em quatro cultivares (BRS Pujante, BRS Guariba, BRS Marataoã, BRS Xique-xique), submetidas a quatro níveis de irrigação (40, 60, 80 e 100%, que foi a testemunha) com delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições. As variáveis analisadas foram comprimento de vagem (CVag), número de vagem por planta (NVP), número de grãos por vagem (NGV), massa de cem grãos (MCG) e produtividade (PROD). Somente CVag e NGV diferiram entre as cultivares, sendo estimadas para estas, coeficientes de variação genotípica (CVg), fenotípica (CVf), ambiental (CVa), relação CVg/CVa, herdabilidade (h2) e ganho genético (GA%). As estimativas de CVa foram baixas, CVf foi média e h2 e GA%, foram altas. Em relação às correlações, CVag apresentou correlações fenotípicas e genotípicas positivas fracas e significativas entre NGV, MCG e PROD; observaram-se correlações significativas positivas entre PROD e NGV e negativas entre PROD e NV e entre NGV e NV. As correlações ambientais foram moderadas e fracas, independentes se positivas ou negativas. A MCG foi a variável menos afetada, em relação aos níveis de irrigação. A cultivar BRS Marataoã foi a mais tolerante ao estresse hídrico e BRS Xique-xique, a menos tolerante quando submetidas ao nível de irrigação de 80%, intermediárias para 60 % e menores para 40%.Downloads
Publicado
24-07-2020
Como Citar
MEIRA, A. L.; SANTANA, T. M.; AMORIM, Y. F.; DA SILVA, J. O.; MIGUEL, D. L.; AMARAL, C. L. F. Parâmetros genéticos na seleção de feijão-caupi sob estresse hídrico em cultivo protegido. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 81–98, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i2.23397. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/23397. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.