Efeito do vigor de sementes sobre as características fisiológicas e produtivas da soja
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i2.23489
Agências de fomento
Palavras-chave:
Glycine max, emergência de plântulas, produtividadeResumo
Sementes de alto vigor podem proporcionar melhor estabelecimento das plantas e resultar em maior produtividade. Objetivou-se avaliar o efeito do vigor de sementes sobre os componentes de rendimento da soja. Os experimentos foram conduzidos com as cultivares CD 2728 IPRO e SYN 1366C IPRO com dois níveis de vigor, alto e baixo. Em campo, utilizou-se delineamento experimental blocos casualizados, em faixas, com cinco repetições, em arranjo fatorial 2x2 (2 cultivares e 2 níveis de vigor). Foram avaliados o número de vagens por planta, o número de grãos por vagem, a massa de mil grãos e a produtividade. Em laboratório, foram feitos testes de condutividade elétrica, teste de germinação em rolo de papel e teste de envelhecimento acelerado. Em canteiro foi avaliado o índice de velocidade de emergência, a primeira contagem e a contagem final da emergência de plântulas. O índice de velocidade de emergência, a porcentagem de plântulas germinadas, o número de grãos por vagem, a massa de mil grãos e o rendimento de grãos por área responderam positivamente ao aumento do vigor de sementes de soja. O uso de sementes vigorosas incrementa o rendimento da soja, proporcionando ganhos de 30% em relação ao uso de sementes de baixo vigor, independentemente da cultivar.Downloads
Publicado
24-07-2020
Como Citar
CARNEIRO, T. H. M.; CAVALCANTE, A. G.; CAVALCANTE, A. C. P.; ANDRADE, G. A. V. de; LIMA, N. J. C.; AQUINO, L. A. de. Efeito do vigor de sementes sobre as características fisiológicas e produtivas da soja. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 122–133, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i2.23489. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/23489. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.