Avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial e extratos da Curcuma longa
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i5.23787
Agências de fomento
Palavras-chave:
Curcuma, extrato etanólico, antimicrobiana.Resumo
O aumento do uso de fármacos propiciou um elevado número de resíduos jogados em vias hídricas; uma possibilidade de diminuir esses danos ambientais é o uso de fitofármacos. Assim, este estudo teve como objetivo testar in vitro pelo método de difusão em disco de papel a susceptibilidade de Candida albicans (CAN14), Candida parapsilosis, Candida tropicalis, Candida glabrata, Candida krusei e Cryptococcus neoformans aos extratos aquoso, etanólico bem como o óleo essencial da Curcuma longa conhecida por açafrão da terra. Verificou-se que óleo essencial apresentou resultado positivo para a maioria dos fungos, exceto C. glabrata. O extrato etanólico foi o mais eficiente a C. tropicalis. Vale destacar que todos os extratos foram mais eficientes frente a C. tropicalis e C. krusei quando comparados com o controle positivo cetoconazol.Downloads
Publicado
19-12-2019
Como Citar
PALUDO, P. P.; SCHIMILOSKI, R. N.; ALMEIDA, B. L.; PINTO, F. A. C.; ALVES OLGUIN, C. de F.; MARTINS, C. V. B. Avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial e extratos da Curcuma longa. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 13–20, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i5.23787. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/23787. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.