Fotocatalisadores de óxido de ferro suportados em carvão ativado para a degradação de corante têxtil
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i5.23788
Agências de fomento
Palavras-chave:
impregnação, fotocatálise, descoloração.Resumo
Fotocatalisadores de óxido de ferro suportados em carvão ativado foram preparados pelos métodos de impregnação seca e úmida, caracterizados e aplicados na degradação fotocatalítica de solução contendo corante têxtil (C.I. Reactive Blue 222 ou C.I. Reactive Blue 250). Os catalisadores foram caracterizados por difração de raios X (DRX), ponto de carga nula (pHPCZ) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os testes fotocatalíticos foram realizados pela exposição das soluções de corante (10 mg L-1) contendo 1 g L-1 de cada fotocatalisador à radiação UV durante 300 min. Os resultados de caracterização dos catalisadores suportados evidenciaram a presença de óxido de ferro nas fases magnetita e hematita, assim como a estrutura tipo “colmeia” e o pHPCZ neutro (7,0-7,3), ambos característicos do carvão ativado. Os resultados dos testes fotocatalíticos mostraram que os materiais sintetizados foram eficientes na degradação dos corantes com descoloração superior a 90% após 300 min de irradiação UV. Dentre os catalisadores avaliados, o 5%Fe+3/CA(s) apresentou a maior fotoatividade, devido a menor formação de aglomerados de óxido de ferro sobre a superfície do carvão ativado, viabilizando a ativação das partículas de óxido. Este catalisador também se mostrou eficiente no ensaio de reuso, evidenciando a possibilidade de sua aplicação no tratamento de efluentes têxteis.Downloads
Publicado
05-02-2020
Como Citar
REICHERT, A. V.; DELAVA, J. S.; FIORENTIN-FERRARI, L. D.; SLUSARSKI-SANTANA, V. Fotocatalisadores de óxido de ferro suportados em carvão ativado para a degradação de corante têxtil. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 21–34, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i5.23788. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/23788. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.