Utilização de resíduo de filtro de cervejaria para produção de concreto
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i5.23789
Agências de fomento
Palavras-chave:
Concreto, resíduo, terra diatomácea.Resumo
A preservação do meio ambiente com a redução do consumo de recursos naturais tem impulsionado pesquisas sobre a utilização de resíduos como materiais de construção. Neste contexto, este trabalho objetivou avaliar a utilização do resíduo proveniente do filtro de cervejaria na produção de concreto, como material substituto à areia natural. O resíduo, composto por terra diatomácea, foi coletado no processo de limpeza dos filtros e submetido à caracterização físico-química. A partir de um traço de concreto de referência 1:2,46:2,86 (cimento:areia:brita), com relação água/cimento igual a 0,52, foram produzidas duas misturas com substituição em volume de areia natural por resíduo nas proporções de 5% e 10%. O concreto no estado fresco apresentou menor trabalhabilidade quando adicionado resíduo, inviabilizando a substituição na proporção de 10%. O concreto com substituição de 5% de areia por resíduo apresentou resistência à compressão axial média aos 28 dias igual a 34,23 MPa, 15% inferior ao concreto de referência, porém com possibilidade de utilização em peças não estruturais.Downloads
Publicado
17-12-2019
Como Citar
SAVARIS, G.; DA SILVA, I. E.; BALESTRA, C. E. T.; LINDINO, C. A. Utilização de resíduo de filtro de cervejaria para produção de concreto. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 35–44, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i5.23789. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/23789. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.