Mapeamento das Fontes geradoras e estimativa da geração de poluentes gasosos contendo compostos orgânicos voláteis no Brasil, no Paraná e em Toledo-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i5.23794
Agências de fomento
Palavras-chave:
Poluição Atmosférica, Compostos Orgânicos Voláteis, Indústrias, Emissão de Poluentes Gasosos.Resumo
Compostos orgânicos voláteis (COV’s) contidos em poluentes gasosos, quando não tratados corretamente, podem causar problemas no meio ambiente e na saúde dos sistemas vivos. O desenvolvimento de soluções tecnológicas para tratamento destes poluentes requer a caracterização detalhada das FONTEs geradoras. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi a explicitação das empresas com potencial de emissão de COV’s e a estimativa de emissões anuais no Brasil, no Paraná e no município de Toledo-PR. A metodologia contemplou a prospecção de dados na plataforma ECONODATA, utilizando os códigos obtidos da CNAE, e em cadastros das indústrias no município de Toledo-PR e a estimativa do potencial de geração de COV’s, por meio da relação entre as matérias primas, produtos e a eficiência dos processos de transformação. O resultado da pesquisa apontou 199.902 empresas atuantes nos setores potencialmente poluidores, das quais 320 empresas inseridas no município de Toledo-PR, que podem gerar até 104 toneladas de COV’s anualmente.Downloads
Publicado
18-12-2019
Como Citar
FERREIRA, T.; MENDOZA, A. A. S.; MOREJON, C. F. M. Mapeamento das Fontes geradoras e estimativa da geração de poluentes gasosos contendo compostos orgânicos voláteis no Brasil, no Paraná e em Toledo-PR. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 78–86, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i5.23794. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/23794. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.