Atributos agronômicos de cultivares de arroz de terras altas na região sul do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i3.23886
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)
Palavras-chave:
Oryza sativa L., sequeiro, produção de grãos, AmazôniaResumo
A pouca disponibilidade de cultivares de arroz de terras altas recomendadas para o Amazonas, é um entrave para o desenvolvimento agrícola desse estado. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar cultivares de arroz de terras altas na região sul do Amazonas. O experimento foi instalado no município de Humaitá, AM. A área experimental constituiu-se de 8 cultivares de arroz de terras altas, sendo elas: AN Cambará, BRS Sertaneja, BRSMG Curinga, BRS Tropical, BRS Monarca, BRS Pepita, BRSGO Serra Dourada e BRS Esmeralda. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições. Foram avaliadas as variáveis produtividade de grãos, floração média, estatura da planta, acamamento, rendimento industrial, número de grãos por panícula, número de panículas por m2, percentual de grãos cheios e peso de mil grãos, além da incidência de brusone nas folhas e grãos. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Skott-Knott a 5 % de probabilidade. As cultivares BRSGO Serra Dourada, BRS Pepita, AN Cambará e BRS Sertaneja se destacaram positivamente em relação aos componentes de produção, sendo de grande interesse para a região. Contudo, avaliações específicas de manejo devem ser realizadas para se ter maior precisão quanto a seleção da melhor cultivar para a região.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
16-11-2020
Como Citar
JORDÃO, H. W. C.; RADMANN, V.; SILVA, D. M. P. da; LEONARDI, T. B.; SILVA, J. C. M. da. Atributos agronômicos de cultivares de arroz de terras altas na região sul do Amazonas. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 69–82, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i3.23886. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/23886. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.