Nutrientes em sementes de soja em função da aplicação de zinco
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i3.24282
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave:
Fertilização, Glycine max, micronutrienteResumo
Esse trabalho teve como objetivo analisar o acúmulo de nutrientes em sementes de soja em função da aplicação de zinco (Zn) no solo e foliar. O trabalho foi desenvolvido à campo, no ano agrícola de 2018/2019, em delineamento inteiramente casualizado, com onze tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram em aplicações de Zn no solo (T1: controle; T2: 8; T3: 16; T4:32; T5:48 e T6: 64 Kg ha-1) e foliar (T7:4; T8:8; T9:12; T10:16 e T11: 24 Kg ha-1) associadas a 4 Kg ha-1 no solo. A aplicação de Zn foi realizada no inicio da formação de vagens (estádio R3), utilizando sulfato de zinco. Foram coletadas sementes, ao fim do ciclo da cultura, e determinado o acúmulo de nutrientes (N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn, Mo e Zn). Os dados foram analisando utilizando o teste de Scott-Knott (p<0,05) para comparação de médias, os teores entre nutrientes foram correlacionados, e realizada regressão para acúmulo de Zn. A aplicação de Zn nas diferentes formas e doses adotadas, influenciaram significativamente no acumulo dos nutrientes analisados, principalmmente no teor de N. O acúmulo de Zn é crescente acompanhando o incremento da quantidade aplicada. Aplicações associadas, solo e foliar, apresentaram maior eficiencia em relação ao acumulo de Zn nas sementes.Downloads
Publicado
16-11-2020
Como Citar
WENNECK, G. S.; SAATH, R.; VOLPATO, C. de S.; ARAÚJO, L. L. de; SÁ, N. de O.; SANTI, D. C. Nutrientes em sementes de soja em função da aplicação de zinco. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 20–27, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i3.24282. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/24282. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.