Teor de óleo e proteína em grãos de pinhão manso colhidos em diferentes estádios de maturação e partes da planta
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i3.24635
Supporting Agencies
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Keywords:
, Jatropha curcas L, época de colheita, estratos na plantaAbstract
O pinhão manso é uma oleaginosa de interesse fármaco-industrial que além do alto teor de óleo nos grãos, apresenta também, considerável quantidade de proteína. No entanto, supõe-se que os teores de óleo e proteína nos grãos variam em decorrência dos estádios de maturação dos frutos e da localização dos frutos nas diferentes partes da planta. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da maturação e da localização dos frutos de pinhão manso sobre os teores de óleo e proteína contido nos grãos. O experimento foi realizado com plantas de pinhão manso com 4,5 anos de idade, onde foram colhidos os frutos verdes, amarelos e secos para obtenção da matéria seca, e os frutos amarelos e secos para determinação dos teores de óleo e proteína. Os maiores pesos seco dos frutos, e teores de óleo e proteína foram obtidos pelos grãos dos frutos de coloração amarela, onde o peso seco foi de 2,46 g frutos-1, e os teores de óleo e proteína foram respectivamente, 32,07 e 21,24%. A matéria seca dos frutos e os teores de óleo e proteína não foram influenciados pela localização dos frutos na planta. Portanto, diante dos resultados obtidos, pôde-se verificar que a maturação dos frutos é a variável que influencia a produção de óleo e proteína nos grãos de pinhão manso.Downloads
Published
16-11-2020
How to Cite
SILVA, D. F.; DIAS, L. A. dos S.; NEVES, J. C. L.; MATOS, F. S. Teor de óleo e proteína em grãos de pinhão manso colhidos em diferentes estádios de maturação e partes da planta. Acta Iguazu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 103–112, 2020. DOI: 10.48075/actaiguaz.v9i3.24635. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/24635. Acesso em: 17 apr. 2025.
Issue
Section
ARTIGOS CIENTÍFICOS
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.