Uso de inoculantes para redução do efeito alelopático da canola sobre a cultura da soja
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v10i1.26162
Supporting Agencies
Instituto Federal Catarinense, Campus Santa Rosa do Sul
Keywords:
alelopatia, Brassica napus L., Glycine maxAbstract
A utilização da canola no sistema de rotação de culturas tem trazido vários benefícios, entretanto, o cultivo de soja em sucessão a canola pode apresentar danos na emergência das plantas, devido a liberação de compostos alelopáticos pela brassica. Diante disso, o trabalho tem como objetivo avaliar o uso de diferentes inoculantes na soja como estratégia atenuadora dos efeitos alelopáticos da canola, bem como a resposta produtiva da cultura diante da aplicação desses produtos. O estudo foi conduzido a campo na safra 2018/2019. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro repetições em esquema fatorial 2x5, sendo o fator A constituído pela presença ou ausência de resíduos culturais de canola, enquanto o fator B foi composto pelos seguintes inoculantes: Bradyrhizobium japonicum isolado; Cobalto e Molibdênio isolados; Bradyrhizobium japonicum com Cobalto e Molibdênio; Azospirillum brasilense; e testemunha (sem inoculação). As variáveis avaliadas foram: número de nódulos ativos, clorofila foliar, número de vagens por planta, estatura de planta, número de ramos, número de grãos por vagens, peso de mil grãos e produtividade em kg ha-1. Os resultados indicam que a eficiência da utilização do inoculante a base de Azospirillum sobre a produtividade na cultivar de soja NS 5959 IPRO é prejudicada na presença de resíduos de canola no campo, indicando que existe efeito negativo dos aleloquímicos liberados pela brassica sobre a bactéria diazotrófica. Dentre os inoculantes utilizados na soja, o Bradyrhizobium japonicum associado ao Cobalto e Molibdênio apresentou melhor capacidade de atenuar o efeito alelopático causado pela canola.Downloads
Published
30-03-2021
How to Cite
WERKHAUSEN WITTER, A. P.; NOHATTO, M. A.; FERREIRA DA ROSA, E. de F.; FERNANDES KASEKER, J.; FREGUGLIA BERETA, S. Uso de inoculantes para redução do efeito alelopático da canola sobre a cultura da soja. Acta Iguazu, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 113–121, 2021. DOI: 10.48075/actaiguaz.v10i1.26162. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/26162. Acesso em: 17 apr. 2025.
Issue
Section
ARTIGOS CIENTÍFICOS
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.