Modelagem matemática para predição da perda de água por erosão em um Latossolo argiloso sob sistema plantio direto
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v10i2.26530
Agências de fomento
Universidade Estadual do oeste do Paraná, Laboratório de Física do solo, Fundação Araucária, Projetos de iniciação científica, IAPAR
Palavras-chave:
erosão hídrica, otimização, sistemas de manejoResumo
A erosão é uma das principais causas de degradação dos solos agrícolas, os fatores da erosão hídrica são influenciados principalmente pela forma de uso e manejo do solo. O objetivo deste trabalho é o de desenvolver um modelo matemático de predição de perdas de água por erosão em um Latossolo argiloso. O experimento foi realizado em Cascavel – PR em lavoura comercial de milho sob sistema de plantio direto. Os tratamentos utilizados para determinação das taxas de perdas de água por erosão foram seis espécies de cobertura de verão: Milheto; Guandu anão; Crotalaria juncea; Feijão guandu; Crotalaria spectbilis e Mucuna preta. As propriedades físicas como densidade, macroporosidade, microporosidade, porosidade total e condutividade hidráulica saturada foram monitoradas e relacionadas ao estado estrutural do solo. A cada precipitação durante o cultivo de milho foi efetuada a coleta de perda de água, mensurando a quantidade precipitada e medindo o volume de água dentro de cada recipiente coletor por meio de provetas graduadas. Também foram coletadas durante o ciclo do milho a massa seca da palha para verificar a influência do resíduo vegetal na superfície nas perdas de água por erosão. Foram realizadas análises de regressão linear múltipla das perdas de água em função dos parâmetros analisados, verificando quais apresentaram maiores coeficientes de correlação de Pearson. De acordo com o modelo matemático gerado, as variáveis macroporosidade, microporosidade, condutividade hidráulica do solo saturado e massa seca de palha foram os parâmetros mais importantes para estimar as perdas de água por erosão.Downloads
Publicado
23-06-2021
Como Citar
SEMIANO CASTRO, M. B.; SECCO, D.; CHANG, P.; SAVIOLI, M. R. Modelagem matemática para predição da perda de água por erosão em um Latossolo argiloso sob sistema plantio direto. Acta Iguazu, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 13–22, 2021. DOI: 10.48075/actaiguaz.v10i2.26530. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/26530. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.