ESTIMATIVA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA O MUNICÍPIO DE FERNANDES PINHEIRO – PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v1i1.7024Resumo
A determinação da disponibilidade hídrica de uma região é de suma importância para o planejamento e manejo das culturas irrigadas. O presente trabalho teve como objetivo estimar a evapotranspiração de referência (ET0) mensal para o município de Fernandes Pinheiro - PR, por meio do método empírico de Hargreaves e Samani (1985). Foram analisados dados médios mensais de temperatura do ar e precipitação durante o período de 1963 - 2010, da estação Meteorológica do Instituto Agronômico do Paraná, (IAPAR), localizada na latitude 25º 24’ 46’’S, longitude de 50º 32’ 52” W e a 824 m acima do nível do mar, no município de Fernandes Pinheiro - PR. Climatologicamente, o município está classificado de acordo com o método de KÖPPEN e GEIGER (1928) como Cfa. O processamento dos dados foram realizados através do uso do editor de planilhas do software Microsoft® Office Excel®, onde foram calculadas as médias mensais de evapotranspiração. A precipitação média anual do período estudado é de 1592 mm sendo distribuídos em 137 dias chuvosos do ano. Os valores de ET0 variam de 59 mm a 158 mm, sendo que entre os meses de junho e julho apresentam os menores valores de ET0 provocado pela restrição térmica na região.Downloads
Publicado
14-09-2012
Como Citar
VELOSO, G.; SANTOS, R. F.; KREITLOV E SILVA, B.; DRESCH DOLCI, B. ESTIMATIVA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA O MUNICÍPIO DE FERNANDES PINHEIRO – PR. Acta Iguazu, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 15–22, 2012. DOI: 10.48075/actaiguaz.v1i1.7024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/7024. Acesso em: 25 maio. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.