EFICIÊNCIA DA IRRIGAÇÃO NA CULTURA DA ALFACE (LACTUCA SATIVA L.)
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v1i2.7037Resumo
A água é uma substância essencial para a vida, e seu consumo na irrigação vem sendo significativo, tanto pela quantidade utilizada, bem como pela sua importância para assegurar as atividades agrícolas. O manejo correto da irrigação é fundamental para evitar o desperdício de água e garantir a qualidade das plantas irrigadas. A aplicação de água acima ou abaixo da necessidade da cultura prejudica o desenvolvimento e causa prejuízos ao solo, assim como gastos financeiros desnecessários. Como a alface é uma cultura sensível a água, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito na produção de diferentes níveis de irrigação, baseados em frações da evaporação do mini-tanque evaporímetro (0,5; 1,0; 1,5; 2,0; e 2,5). A variedade de alface utilizada foi “Vera”, em cultivo em estufa plástica sob irrigação localizada, nas condições edafoclimáticas da cidade de Cascavel, região oeste do Paraná. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repetições. O comportamento produtivo foi avaliado através da determinação da produção de massa fresca por planta (MF), massa seca (MS), da altura (AP), diâmetro das plantas (DP), número de folhas (NF) produtividade (PROD) e eficiência do uso de água (EUA). Os dados obtidos nos cultivos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo Teste de Tukey com probabilidade de 1%.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
VALIATI, I.; FERREIRA SANTOS, R.; APARECIDO ROSA, H.; TENFEN WAZILEWSKI, W.; CHAVES, L. I.; GASPARIN, E. EFICIÊNCIA DA IRRIGAÇÃO NA CULTURA DA ALFACE (LACTUCA SATIVA L.). Acta Iguazu, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 53–66, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v1i2.7037. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/7037. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.