ESTIMATIVA DO POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DA VINHAÇA
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v1i2.7040Resumo
A vinhaça hoje é um dos principais resíduos em capacidade de poluição nas indústrias sucroalcooleiras, pois seu volume se mostra o principal empecilho para tratamento. Para cada litro de álcool produzido pela destilaria são gerados 10 a 14 litros de vinhaça. O aproveitamento da vinhaça para a produção de biogás aparece como uma alternativa que pode se tornar viável do ponto de vista econômico e ambiental devido a três pontos: tratamento do resíduo, produção de biogás para a geração de eletricidade e ainda a sobra do fertilizante tratado para aplicação nas lavouras. O objetivo principal deste trabalho foi estimar o potencial histórico de energia elétrica a partir da queima do biogás no processo de biodigestão anaeróbica da vinhaça de uma usina no Noroeste do estado do Paraná considerando um reator anaeróbico. Foi realizado um estudo de caso da produção de álcool da usina nas safras de 2004 a 2010. O estudo realizado neste trabalho mostra que até então a vinhaça serve apenas como biofertilizante na empresa, más possui um grande potencial energético e pode ser transformada em energia elétrica e ajudar a suprir a demanda energética da empresa.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
RODRIGUES, A.; FERREIRA SANTOS, R.; BUZINARO AVACI, A.; ROSA, H. A.; CHAVES, L. I.; GASPARIN, E. ESTIMATIVA DO POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DA VINHAÇA. Acta Iguazu, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 80–93, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v1i2.7040. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/7040. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.