ESTIMATIVA DO POTENCIAL EÓLICO NO MUNICÍPIO DE PALOTINA - PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v1i2.7041Resumo
O aumento na demanda por energia elétrica tem se tornado uma causa de grande preocupação entre os ambientalistas. Por essa razão surge a necessidade de explorar fontes alternativas de energias renováveis, dentre elas a energia eólica. O objetivo deste trabalho foi analisar o potencial eólico em Palotina, Pr. Os aspectos considerados para estimativa da velocidade do vento e do potencial eólico basearam-se numa serie histórica de dados armazenados nos últimos 36 anos. Avaliou-se a velocidade media mensal dos ventos na altura de 2 metros, a velocidade media sazonal, o potencial eólico para altura estação e para os níveis de 100; 200; 300; 400 e 500 metros e o potencial eólico para diferentes áreas de rotores. A potência eólica disponível foi calculado por equação convencional da literatura a partir dos dados diários das velocidades medias do vento. As estimativas iniciais obtidas do potencial eólico nos níveis de 100; 200; 300; 400 e 500 metros apresentam-se como adequados para diversas atividades agrícolas energéticas para a localidade, principalmente quando associado ao uso de um rotor de maior dimensão.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
JUMES DE CAMPOS, M.; VENDRAMINI, P. S.; FERREIRA SANTOS, R.; CHAVES, L. I.; ROSA, H. A.; MELEGARI DE SOUZA, S. N. ESTIMATIVA DO POTENCIAL EÓLICO NO MUNICÍPIO DE PALOTINA - PARANÁ. Acta Iguazu, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 94–103, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v1i2.7041. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/7041. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.