AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO UTILIZADO PARA O BOMBEAMENTO DE ÁGUA EM CASCAVEL/PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v1i3.7120Resumo
A energia solar constitui uma opção limpa e renovável de produção de energia, sendo o bombeamento de água uma das tecnologias mais difundidas quanto ao emprego de energia solar fotovoltaica. O presente Trabalho foi desenvolvido com a finalidade de avaliar um sistema de bombeamento de água acionado por painel fotovoltaico policristalino instalado nas dependências da Universidade Estadual do Oeste Paraná, Cascavel - PR. Foram coletados dados de radiação solar, volume de água bombeado e potência elétrica. Com os dados medidos foi determinada a relação entre a radiação solar incidente e o volume de água bombeado e também a relação entre e a radiação e a potência elétrica gerada.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
KRAUSS NIEDZIALKOSKI, R.; CAMARGO NOGUEIRA, C. E.; BUZINARO AVACI, A.; CRUZ SIQUEIRA, J. A.; SCHMATZ MENEZES, M. J.; NASCIMENTO PEREIRA DE OLIVEIRA, N. AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO UTILIZADO PARA O BOMBEAMENTO DE ÁGUA EM CASCAVEL/PR. Acta Iguazu, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 44–49, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v1i3.7120. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/7120. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.